Túnel de base de São Gotardo

  • TÚNEL DE BASE DE SÃO GOTARDO

    TÚNEL DE BASE DE SÃO GOTARDO

    A OBRA DE ENGENHARIA DO SÉCULO
    O Túnel de Base de São Gotardo, com 57 km de extensão, é ao mesmo tempo uma proeza e uma inovação em engenharia de túneis. Essa obra exigiu da Sika toda a sua experiência em construção civil: sistemas de impermeabilização, produtos químicos especializados, know-how e soluções de maquinário foram apenas parte do pacote.

    Destaques
  • UM POUCO DE HISTÓRIA

    UM POUCO DE HISTÓRIA

    O Túnel de Base de São Gotardo é mais um marco na longa e fascinante história do maciço de São Gotardo – uma história que começou século 19, com carruagens de correio.

    Marcos Históricos
  • SIKA E O MACIÇO DE SÃO GOTARDO

    SIKA E O MACIÇO DE SÃO GOTARDO

    UMA HISTÓRIA DE SUCESSO INICIADA HÁ MAIS DE 100 ANOS
    Quando o Túnel de Base de São Gotardo foi oficialmente aberto, em 1º de junho de 2016, a barreira entre o norte e o sul do maciço montanhoso foi finalmente conquistada. Graças a esse túnel, os trens poderão atravessar os Alpes praticamente sem enfrentar variações de altitude – um marco histórico para a engenharia de túneis e para o transporte de cargas e pessoas.

    Onde tudo começou
  • PROCESSO DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO

    PROCESSO DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO

    100 ANOS DE VIDA ÚTIL: REQUISITO DA PRÉ-QUALIFICAÇÃO
    A AlpTransit especificou para o concreto e para os sistemas de impermeabilização uma vida útil de pelo menos 100 anos, durante os quais os procedimentos de manutenção devem ser mínimos. Nos anos da fase de pré-qualificação, que incluiu o desenvolvimento de materiais totalmente novos, a Sika investiu vários milhões de francos suíços – e isso antes de poder fornecer sequer um único quilograma de produtos químicos para construção.

    Testes
  • SIKA: PRODUTOS E SERVIÇOS FORNECIDOS

    SIKA: PRODUTOS E SERVIÇOS FORNECIDOS

    Sistemas de impermeabilização, produtos químicos especializados, know-how e soluções de maquinário foram apenas parte do pacote. Foram usadas na nova estrutura 20 mil toneladas de aditivos para concreto, além de membranas de impermeabilização e sistemas de juntas para vedar uma área com mais de 3 milhões de metros quadrados. A Sika esteve presente ao longo dos 14 anos da fase de obras – inclusive durante os trabalhos preliminares, iniciados em 1996.

    Visão geral